Monte-Carlo 1982 | Mônaco

A pista manteve-se substancialmente inalterada desde a sua criação em 1929: como circuito urbano, a sua formação está intimamente ligada à do sistema viário do principado. As mudanças foram quase inteiramente ligadas a redefinições das vias comuns da cidade. Nas primeiras edições do Grande Prêmio, a largada e a chegada foram feitas no Boulevard Albert 1er (a reta mais interna, que leva à curva de Sainte Dévote). Em 1955 a largada e chegada foram deslocadas para a reta oposta, com vista para o calçadão (que hoje abriga o pit lane). Na época não existiam nem o complexo de Piscine nem o hairpin "La Rascasse": depois da curva "Tabac", o percurso seguia na pista paralela à reta de partida de hoje: os dois trechos (separados apenas por uma fileira de árvores) foram unidos por um único grampo estreito chamado "Gasômetro". Como pode ser visto nos filmes de época, na segunda metade da década de 1950 a única pista existente após o Tabac era a mencionada; de fato, naqueles anos, a via que hoje chamamos de "promenade" com as duas chicanes "Piscine" ainda não estava definida, e somente nas imagens da década de 1960 podemos notar o avanço do aterro sobre aquela porção da baía, incluindo a área de Piscine, que será concluída logo em seguida. Em 1963 a linha de partida foi novamente transferida para o Boulevard Albert 1er (em frente ao passeio marítimo), sem alterações à pista do "Tabac" para o "Gasómetro" (aliás, a piscina e a pista à beira-mar que 10 anos mais tarde farão parte do circuito, já havia sido criado). Em 1972 as caixas foram deslocadas para perto da zona da chicane do porto, pelo que foi criada uma "nova" chicane que estava mais próxima da curva "Tabac". Após esta chicane, a pista continuou na reta habitual (paralela à pista de largada) utilizando pela última vez a curva do "Gasômetro". Esta solução durou apenas um ano e, nos meses seguintes, as principais obras foram concluídas a tempo do Grande Prêmio de 1973 com a construção de um novo trecho que ainda liga a curva "Tabac" ao "Piscine" (Stade Nautique). Esta alteração resultará no acréscimo de 0,133 km (0,083 mi) ao circuito – cuja extensão total aumentou para 3,278 km (2,037 mi) – acrescentando a nova porção ao longo do porto, que seguiu o traçado da piscina e terminou num nova chicane ao redor do restaurante "La Rascasse" e depois entrou (com uma ligeira subida até a curva de Anthony Noghes) para a reta inicial. As caixas foram reinstaladas na pista antiga (agora gratuita). O traçado assumiu sua aparência atual com a dupla chicane "Piscine", abandonando (no GP de 1973) a antiga curva "Gasômetro" (onde foi criada a entrada para os novos boxes). 1972 foi também o último ano para a passagem por baixo do antigo túnel. Em 1973, conforme previsto, a via foi modificada em vários pontos também devido à construção de novos edifícios civis. Em particular, um novo hotel estava em construção na área hairpin "Old Station" (Hotel Loews, mais tarde renomeado Fairmont), resultando em uma extensão do túnel em direção à curva "Portier". As imagens de 1973 mostram a inusitada passagem sob o novo longo túnel, sobre o qual estão sendo construídos os pilares do hotel Loews. Na saída do túnel havia a tradicional chicane portuária e, após a curva "Tabac", o novo caminho adjacente às piscinas (dois "S" esquerda-direita e direita-esquerda ligados por uma curta reta) e "La Gancho de cabelo Rascasse". Foi o primeiro ano para as novas garagens em uma pista independente, com entrada logo após "La Rascasse", onde foi instalado um escorregador de asfalto para superar o desnível da pista. Em 1976 foram modificadas as curvas "Sainte Dévote" e "Anthony Noghes": para retardar o trânsito dos carros, foram reposicionados meio-fios e proteções. Este traçado foi usado praticamente sem alteraçoes até 1986. 
 




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