Fórmula 1 1952

O 3º Campeonato Mundial de Pilotos da FIA, que começou em 18 de maio e terminou em 7 de setembro após oito corridas, foi vencido por Alberto Ascari, da Scuderia Ferrari. Além das corridas de Fórmula 1 e do Campeonato Mundial de Fórmula 2, várias outras corridas de Fórmula 2, que não contavam para o campeonato, foram realizadas durante o ano.

A Alfa Romeo, incapaz de financiar um carro novo, desistiu das corridas, enquanto a BRM estava preparando dois carros com motor V16 para a temporada, mas os retirou antes de uma corrida de abril em Valentino Park, Turim, enquanto tentava recrutar Juan Manuel Fangio como companheiro de equipe para Stirling Moss, deixando a Ferrari como a única concorrente séria da Fórmula 1. Isso levou os organizadores do Campeonato Mundial a correr suas corridas para a Fórmula 2, utilizando motores naturalmente aspirados de 2 litros, o que significava campos maiores e uma maior variedade de carros, mesmo que as vitórias fossem todas para a Ferrari. Ascari venceu os seis Grandes Prêmios em que participou, perdendo a corrida suíça porque estava em Indianápolis na qualificação para as 500 Milhas de Indianápolis - o primeiro europeu a fazê-lo na era do Campeonato do Mundo. Maserati e Gordini ofereceram pouco desafio, mas as unidades de Mike Hawthorn em seu Cooper lhe renderiam uma Ferrari em 1953. O atual campeão Fangio, gravemente ferido em um acidente no início da temporada em Monza, não participou do campeonato, mas foi para continuar dirigir para BRM.

A Temporada de 1952 também contou com a participação brasileira de Chico Landi, pioneiro no automobilismo nacional foi responsável por abrir caminho para o Brasil nas pistas do Mundo. Ele já havia participado de algumas corridas em 51, com a Escuderia Bandeirantes, em 52 teve seu melhor resultado em Monza, com um 8º lugar.

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