O Campeonato de Fórmula E de 2018–19 foi a quinta temporada do campeonato de automobilismo para veículos elétricos reconhecido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), como a categoria mais alta entre as competições de monopostos elétricos. Teve início no dia 15 de dezembro de 2018 no inédito ePrix de Daria (Arábia Saudita) e terminou na corrida dupla de Nova Iorque (Estados Unidos) em 14 de julho de 2019.
Depois de um ciclo de quatro temporadas, o anterior chassi da Fórmula E, o Spark-Renault SRT_01E, que foi usado pelo campeonato desde a sua temporada inaugural, foi substituído por um novo.O novo chassi, que também foi desenvolvido pela Spark Racing Technology, é conhecido como Spark SRT05e e evita o design convencional de ter uma asa traseira em favor da incorporação de elementos aerodinâmicos no chassi e no assoalho, que apresenta avanços tecnológicos significativos sobre o anterior chassi Spark-Renault SRT_01E — com potência de 200kW a 250kW e velocidades máximas que chegam a 280km/h (174mph). A chegada do carro Gen2 também marcou o fim da troca de carros durante a corrida.
Jean-Éric Vergne iniciou a temporada defendendo o título de campeão de pilotos depois de garantir sua primeira conquista na primeira corrida do ePrix de Nova Iorque de 2018. A Audi Sport ABT Schaeffler, começou a temporada como a equipe campeã, tendo conquistado seu primeiro título na segunda corrida do mesmo evento.
O piloto da DS Techeetah, Jean-Éric Vergne, tornou-se o primeiro piloto a defender o título com sucesso na categoria, sagrando-se campeão com 136 pontos,[5] superando Sébastien Buemi e Lucas Di Grassi. A DS Techeetah venceu o seu primeiro Campeonato de Equipes, derrotando a Audi Sport ABT Schaeffler por uma margem de dezenove pontos.
Comentários
Postar um comentário